Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

10/10/2020

Articulação

Webinário debate relações entre escola e comunidade no contexto da pandemia

Bárbara Batista

Evento contará com participação da educadora e coordenadora do IBEAC, Bel Santos Mayer. Inscrições já estão abertas

Webinário debate relações entre escola e comunidade no contexto da pandemia

O Instituto Natura e o Grupo Baobá organizam o Primeiro Webinário de Comunidade de Aprendizagem, que acontece em 23 de outubro, das 9h30 às 11h30. O encontro reúne parceiras(os), formadoras(es), técnicas(os) educacionais, gestoras(es) escolares e educadoras(es) da rede de CA no Brasil para conversar sobre o trabalho realizado ao longo do ano e planejar os próximos passos do projeto, a partir da experiência compartilhada pelo grupo. É também um espaço para pessoas interessadas em conhecer mais sobre a proposta e descobrir formas de participar.

"Esse primeiro webinário é a concretização de um encontro que acontece todos os anos presencialmente e que, frente à situação que estamos vivendo, faremos de forma virtual. Faz falta os abraços, o olho no olho, mas vamos tirar proveito da possibilidade que o formato traz de ampliar a participação de pessoas do país inteiro", comenta Priscila Collet, coordenadora do Grupo Baobá, organização responsável pela implementação de Comunidade de Aprendizagem no Brasil. 

Ao longo do ano, a equipe de formadores da Baobá elaborou um plano de formação para auxiliar escolas e secretarias de Educação no desenvolvimento das atuações educativas de CA durante as aulas remotas. Além disso, foram elaborados e selecionados materiais de apoio com temas demandados por técnicos, gestores e educadores. "As ações tiveram ampla adesão de parceiros de diversas regiões do país e esse encontro tem a intenção de conversar sobre essas práticas e também de celebrar esse ano de trabalho atípico e desafiador, mas de muitas conquistas, muita troca, muita solidariedade", diz Priscila. 

Leia também: Formadoras(es) indicam materiais para abordar temas centrais da Educação em contexto de crise


Programação

Bel Santos Mayer, referência na criação de bibliotecas comunitárias

Na abertura do encontro, a educadora social e coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), Bel Santos Mayer, apresenta a história de criação da biblioteca comunitária Caminhos da Leitura em Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, e fala de sua experiência à frente de formações e projetos que articulam Educação e comunidade. "Este ano, escolhemos trazer para o evento uma experiência potente, de fora do contexto de CA, mas alinhada com nossas práticas de participação educativa da comunidade", explica Priscila Collet. O objetivo é ampliar a conversa e estabelecer conexões entre a rede de CA e outras iniciativas.

Em seguida, os participantes poderão optar por uma das três mesas temáticas que abordam assuntos centrais trabalhados ao longo de 2020. "São temas que ajudaram a qualificar as interações a distância e que certamente ajudarão a criar o ambiente de escuta e acolhimento necessário para as escolas no momento da retomada das aulas presenciais", avalia a coordenadora. As mesas serão compostas por integrantes de diferentes comunidades escolares da rede de CA e mediadas pela equipe de formadoras(es) da Baobá. Confira os temas abaixo e inscreva-se para participar.

Mesas temáticas simultâneas:

> Diálogo e interação na pandemia: um recorte a partir das tertúlias virtuais

> Relação escola-família: a participação educativa da comunidade

> Transformação: os percursos e impactos da formação


Inscreva-se pelo formulário: https://cutt.ly/webinarioCA

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!