Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

23/06/2020

Articulação

Seleção temática: interações

Equipe Comunidade de Aprendizagem Brasil

A centralidade das interações sociais no desenvolvimento da aprendizagem é o tema desta seleção. Encontro online acontece em 6 de julho

Seleção temática: interações

Na concepção dialógica, a aprendizagem é uma ação que acontece na interação. “A aprendizagem dialógica se produz em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecem a criação de sentido pessoal e social, estão guiadas por princípios solidários e nas quais a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores” (Aubert, Flecha, García, Flecha, & Racionero, 2008).

Como manter e garantir a qualidade dialógica das interações nesse momento que estamos vivendo, onde encontros presenciais precisaram ser substituídos por aulas a distância? Resgatamos, a seguir, conteúdos de autores que se debruçaram sobre o tema e trouxeram contribuições que nos ajudam a entendê-lo e contextualizá-lo.

Seleção temática: interações  Trechos do livro: "Aprendizagem Dialógica na sociedade da informação"

Fala de Claudia Siqueira na TEDxSãoPaulo  Estudo de caso de Márcio José Ferreira (UFSCar) sobre Grupos Interativos

Perguntas para pensar

 

Encontro online

Dia 6 de julho, das 14h30 às 16h30, acontece o último encontro online deste ciclo temático. A partir da leitura prévia dos materiais selecionados, convidamos formadores e educadores de todas as regiões do país para compartilhar suas leituras e discutir estratégias de ação que ajudem a garantir a qualidade das interações no atual contexto de distanciamento social.

Inscreva-se para participar: https://forms.gle/tQPRG2Jb9mos1fcw8

Está é a quarta seleção temática organizada pela equipe de formadores de Comunidade de Aprendizagem no Brasil. Saiba mais sobre a iniciativa.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!