Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

03/10/2014

AEE nas escolas

Grupos Interativos de Matemática no nordeste paraense

Grupos Interativos de Matemática no nordeste paraense

Dando continuidade às ações da Rede de Apoio à Educação (RAE) no nordeste paraense (saiba mais aqui), foram realizados entre 29 de setembro e 1o de outubro três encontros em polos, reunindo distintos agrupamentos de municípios da região. Os encontros visam apoiar a implementação de projetos do Instituto Natura – Conviva Educação, Trilhas e Comunidade de Aprendizagem – nos municípios.

Com relação a Comunidade de Aprendizagem, em um primeiro momento cada município implementará a Atuação Educativa de Êxito (AEE) Grupos Interativos em aulas de matemática em uma turma de uma escola. Portanto, os encontros contemplaram formação nesta AEE especificamente.

Participaram da formação técnicos das Secretarias de Educação dos municípios envolvidos, assim como técnicos da Secretaria Estadual de Educação, pois também serão selecionadas escolas estaduais para implementação dos Grupos Interativos, com o fim de reforçar o regime de colaboração entre estado e municípios.

Eloílson Leal, professor e técnico da secretaria de Santo Antônio do Tauá, PA, achou “muito interessante, motivadora e inovadora” a proposta dos Grupos Interativos. “Creio que vai ajudar muito porque é disso que nossos professores estão precisando: motivação, articulação e novas metodologias”, afirmou.

A assessora técnica Socorro, da secretaria de Vigia, PA, relatou: “Eu fiquei muito estimulada para implantar a proposta, especialmente em uma escola que, na avaliação diagnóstica do 1o semestre, teve um resultado que chocou bastante a equipe da escola. Acho que é uma estratégia que vai atender a este momento de expectativa e vai ser diferente para os alunos, que também ficaram chocados e tristes quando foram confrontados com o que não sabiam fazer. Eles estão estimulados e querem aprender. E eu fiquei encantada com esta oportunidade”.

Veja abaixo como foi a programação dos encontros:

29/09 - Polo de Benevides

Municípios: Belém, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará e Bujaru.

30/09 - Polo de Vigia

Municípios: Vigia, Colares, Santo Antônio do Tauá, Santo Antônio de Odivelas e São João da Ponte.

01/10 - Polo de Abaetetuba

Municípios: Abaetetuba, Acará, Baião, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará, Cameta, Barcarena, Igarapé Miri, Tomé-açu e Limoeiro do Ajuru.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!