Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

24/08/2020

AEE nas escolas

Formações abordam práticas de CA a distância

Equipe Comunidade de Aprendizagem Brasil

Confira agenda de formações oferecida pela equipe CA Brasil neste segundo semestre

Formações abordam práticas de CA a distância

A equipe de formadoras(es) da Baobá, responsável pelo acompanhamento e implementação de Comunidade de Aprendizagem no Brasil, organiza no segundo semestre uma série de ações formativas a distância para apoiar técnicas(os), gestoras(es) e professoras(es) interessados em aprimorar as práticas de CA e desenvolver com qualidade as Atuações Educativas de Êxito neste novo contexto de aulas remotas e isolamento social.

"A partir das respostas do questionário que enviamos aos participantes das formações oferecidas no primeiro semestre, desenhamos cursos que visam atender as demandas levantadas pelos municípios e estados para que possamos apoiá-los nesse momento", explica Priscila Collet, coordenadora da equipe de formadores.

Em Comunidade de Aprendizagem cada educador é um pesquisador crítico e reflexivo de sua área. Neste sentido, os encontros foram pensados como espaços de troca e diálogo entre profissionais da Educação de todo Brasil interessados em compartilhar suas experiências e aprender juntos, em colaboração. Veja a seguir a agenda de atividades.


Calendário de formações a distância

Calendário de formações - segundo semestre 2020

 

Tertúlias Dialógicas virtuais

Acontece toda sexta-feira em dois horários: das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30. Além das linguagens clássicas já amplamente difundidas como as Tertúlias Literárias, Pedagógicas, Artísticas e Musicais, os encontros do segundo semestre contemplarão outras áreas do saber como História, Filosofia, Feminismo e Artes Cênicas.


Formações Dialógicas

AEEs virtuais - abordaremos estratégias, estudos de práticas e compartilharemos experiências para apoiar o desenvolvimento das Atuações Educativas de Êxito a distância. Serão cinco encontros de 2 horas cada, às quartas-feiras, das 15h às 17h. Início: 9 de setembro. 

MDPRC - estudo aprofundado sobre as bases teóricas, científicas e exemplos de práticas bem sucedidas dessa Atuação Educativa de Êxito tão necessária e desafiadora. Serão seis encontros de 2 horas cada, às quintas-feiras, das 15h às 17h. Início: 10 de setembro. 


Seleção Temática

Em todo o Brasil, a previsão sobre a reabertura de escolas ainda é incerta, mas educadores já se planejam para definir como será a condução do trabalho pedagógico nessa próxima etapa. Pensando nisso, a equipe de formadores de CA está preparando uma seleção temática de materiais sobre a fase dos Sonhos como estratégia de acolhimento e escuta de estudantes e familiares, gestores, professores e demais funcionários na retomada das aulas presenciais. A seleção estará disponível em breve no portal do projeto e o encontro virtual acontece no 28 de setembro, das 14h30 às 16h30. 


Tertúlias Dialógicas - Latam

No dia 30 de setembro, a rede latino-americana de Comunidades de Aprendizagem se encontra para realização de um evento sobre tertúlias online com educadores de diferentes regiões do continente. A programação completa já está disponível aqui. Participe!


Webnário de Comunidade de Aprendizagem 

Em outubro, a rede de Comunidade de Aprendizagem no Brasil realiza um encontro web para compartilhar suas ações e fortalecer os processos de articulação nacional. Mais informações em breve.

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!