Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

21/02/2019

Transformação de escolas Articulação AEE nas escolas

Expansão das AEEs marca evolução do projeto em 2018

Expansão das AEEs marca evolução do projeto em 2018

Neste balanço anual, apresentamos dados atualizados da rede de Comunidade de Aprendizagem na América Latina

Encerramos o ano de 2018 com ampliação significativa no número de escolas integrantes da rede de Comunidade de Aprendizagem (CA): são mais de 6 mil instituições educativas engajadas na implementação de ao menos uma Atuação Educativa de Êxito (AEE) do projeto, e outras 411 escolas que passaram pelo processo de Transformação.

O Brasil é o país latino-americano que reúne o maior número de escolas transformadas (92), seguido por Colômbia (75), Argentina (62) e Chile (62), Peru (60), México (46) e Equador (14). A Argentina desponta como país com o maior número de escolas participantes da rede, com 5262 escolas que se transformaram ou desenvolvem alguma AEE.

Número de escolas por país em 2018 (Clique para ver imagem ampliada)

O crescimento da rede é resultado da parceria com governos estaduais e municipais que têm incluído os princípios e atuações de CA como políticas públicas em suas redes de Educação. Neste sentido, destacam-se as províncias argentinas de Salta e Santa Fé, que ampliaram a prática das Tertúlias Literárias para toda a rede de ensino e já somam mais de 5 mil escolas participantes.

A porcentagem de escolas de CA que incorporaram os princípios da Aprendizagem Dialógica em seu Projeto Político Pedagógico subiu de 54%, em junho de 2018, para 64% no final do ano. Formalizar as práticas do projeto nos documentos e planos oficiais é uma forma de assegurar a continuidade das ações bem-sucedidas diantes das mudanças na gestão.

Em relação às AEEs, a Tertúlia Dialógica segue sendo a atividade mais popular, realizada por 95% das escolas transformadas. Na sequência, estão o Grupo Interativo (80%), a Comissão Mista (74%) e a Formação Pedagógica Dialógica (72%). Ao menos 55% das escolas que passaram pelo processo de Transformação realizam quatro ou mais AEEs.

 

Rede de apoio

Na América Latina, o trabalho de implementação e acompanhamento das Comunidades de Aprendizagem é realizado em parceria com governos, universidades e organizações sociais. Atualmente, a rede de apoio do projeto abrange 50 governos, 22 organizações, 21 universidades e 208 formadores certificados atuantes.

A implementação conta com o curso de Educação a Distância do Instituto Natura como recurso formativo disponível para professores ou gestores interessados em desenvolver a proposta em suas escolas. Organizado em 8 módulos de 4 horas cada, o EAD apresenta as bases teóricas do projeto e orientações prática de como implementar. Mais de 6 mil pessoas concluíram o curso.

+ Saiba como participar do projeto

Acesse aqui o infográfico com os dados de 2018 aqui. Confira também os dados atualizados da rede de CA no Brasil.

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!