O fórum Comunidade de Aprendizagem

A comunidade tem participado de sua escola? Como tem se dado essa participação? / ¿Últimamente está la comunidad participando en la escuela? ¿Cómo está ocurriendo esa participación?

A comunidade tem participado de sua escola? Como tem se dado essa participação? / ¿Últimamente está la comunidad participando en la escuela? ¿Cómo está ocurriendo esa participación?

Lucas Botelho de Almeida 13/04/2017 17:25:31

en la escuela hacemos un plan de trabajo de participacion estudiantil y su relacion con diversos actores de la comunidad por ello registramos y se eligio a los miembros representantes de la comunidad estudiantil que participa en diversos eventos que hay en la comunidad y la plataforma donde estan alojados diversos organizaciones estudiantiles . organizaciones deportivas etc nos brindan capacitaciones a la institucion

yessica carmela muñoz muñoz - 25/04/2017 13:31

Ainda não foi implementado esse projeto na escola que trabalho. Estamos na fase de conhecimento, para colocar em prática o aprendizado adquirido.

Aline Daniela Fagundes dos Santos - 26/05/2017 23:33

O projeto é bastante interessante! Porém, ainda estamos estudando... De fato, todos somos responsáveis pela educação de uma forma ou de outra, e se estivermos unidos nos mesmos sonhos nossos esforços e empenhos serão alcançados com maior êxito!

maria lucéia ribeiro - 26/05/2017 23:36

El proyecto es muy interesante, el año pasado lo implementé en mi colegio donde trabajaba y me fue muy bien, ahora me encuentro en otro colegio y bueno estoy viendo la forma para poder implementarlo porque trabajamos hasta muy tarde.Pero muy interesante para suscitar cambios en los estudiantes.

Edith Miriam Valencia Barrionuevo - 08/06/2017 23:11

O projeto ainda não foi implantado na escola em que trabalho, estamos na formação inicial. Mas vou tentar descrever como se dá a participação da comunidade na minha escola: na feira de ciências (visitantes); reunião do conselho escolar (participantes); reunião de pais e mestres (ouvintes); conversar com diretor de turma individualmente (diálogo); socialização dos recursos financeiros e materiais, reformas e construção (ouvintes), palestras (ouvintes) etc. Percebo que não há uma verdadeira participação.

Maria Luzineide Fernandes Barbosa - 18/06/2017 10:46

Em nosso município estamos em fase de estudo e conhecimento deste projeto, mas podemos verificar que a proposta é muito válida, pois está voltada a melhoria da aprendizagem e convivência entre todos : família, escola e comunidade.

Fernanda Aparecida de Lima - 03/07/2017 15:49

Em nosso município estamos capacitando os gestores para futuramente implantarmos esse trabalho que será muito potente na medida em que gere igualdade de oportunidades e de resultados sempre de forma inclusiva e com a mediação do diálogo igualitário.

Patrícia Aparecida Oliani de Toledo - 03/07/2017 15:51

El proyecto lo estamos iniciando , pero personalmente estoy dispuesta a dar lo mejor para que este proyecto continue y los estudiantes tengan todas las oportunidades posibles

Dolores Magdalena Chavarría Párraga - 10/07/2017 00:03

EStamos tratando en nuestra escuela de participar de tertulias dialógicas, ya que consideramos importante lograr que todos los alumnos participen activamente con sus opiniones y argumentos.

14954162 - 27/07/2017 08:05

En nuestro municipio estamos en una fase de estudio y conocimiento de este proyecto, pero podemos comprobar que la propuesta es muy válida, porque se centra en mejorar el aprendizaje y la convivencia entre todos: familia, escuela y comunidad.

nury nathalia solorzano pilligua - 31/07/2017 19:22

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA AINDA É MUITO TÍMIDA

ELIANA NOGUEIRA BRITO SATURNINO - 22/09/2017 16:15

ESTAMOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA , NA ESCOLA EM QUE TRABALHO ESTOU NO HTPC PROMOVENDO ESTUDOS, FOMENTANDO A CURIOSIDADE E PRINCIPALMENTE "SENSIBILIZANDO"OS DOCENTES QUE ATUAM NA U.E EM QUE TRABALHO E ESTAMOS DANDO INICIO A ALGUMAS AÇÕES QUE, NO MOMENTO, QUE PODEM AUXILIAR EM SITUAÇÕES PONTUAIS QUE TEMOS NA ESCOLA...JÁ ESTOU CHAMANDO PAIS PARA SEREM VOLUNTÁRIOS EM COMISSÃO DE CONVIVÊNCIA E GRUPOS INTERATIVOS. ESTAMOS LANÇANDO A SEMENTE.

Marisa - 26/09/2017 23:48

A comunidade não participa como deveria. Sentimos a necessidade de inseri-la em nossas ações cada vez e ao que parece a vida atribulada dos pais se tornam ainda a justificativa para não frequentar a escola. Temos algumas ideias para implementar no segundo semestre e talvez aumentar a participação da comunidade em nossa escola, dentre estas está um dia D com serviços comunitários de parcerias que podem oferecer serviços de utilidade pública tais como: corte de cabelo, consultas médicas, doações de saj

Pedro Ferreira dos Santos Júnior - 30/09/2017 11:31

A comunidade não participa como deveria. Sentimos a necessidade de inseri-la em nossas ações cada vez e ao que parece a vida atribulada dos pais se tornam ainda a justificativa para não frequentar a escola. Temos algumas ideias para implementar no segundo semestre e talvez aumentar a participação da comunidade em nossa escola, dentre estas está um dia D com serviços comunitários de parcerias que podem oferecer serviços de utilidade pública tais como: corte de cabelo, consultas médicas, doações de sangue, etc. Assim vamos atrair a comunidade para falar sobre a nossa escola.

Pedro Ferreira dos Santos Júnior - 30/09/2017 11:35

A comunidade participa puco das reuniões da escola. Aumentar essa participação é para nós um desafio.

Lidane da Costa Ramos - 02/12/2017 10:33

si,haciendo eventos de comunidad de aprendizaje

Dennis Ronaldo Largacha Piguave - 08/06/2018 20:31

si en colaborar con las necesidades de la escuela, organizadas por grupos de participación en coordinación con los docentes y como ejemplo para sus hijos.

Martha Pérez Ocampo - 06/07/2018 01:11

Trabajo en el nivel superior de formación de docentes y de técnicos. Asisten jóvenes y adultos. De las 8 actuaciones de éxito percibo que poner en practica la participación de la comunidad es una tarea desafiante implica involucrar a la comunidad en la escuela. La comunidad esta atravesada por intereses políticos porque muchos de ellos forman parte de partidos políticos enfrentados, unos en ejercicio y otros son la oposición. Que consejos y/o recomendaciones me sugieren para promover la participación de la comunidad sin que la escuela se convierta en botín de guerra entre los diferentes sectores.

ROSANA DEL CARMEN GALLARDO - 09/07/2018 16:50

Ainda não implantamos o Comunidade de aprendizagem.

KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY - 02/10/2018 15:38

Pude aprender a necessidade que as escolas tem na participação das famílias nas escolas e como isso é importante. Tambem participo e isso me fez enxergar que sou igual que tenho que expressar minhas idéias pois sou igual e que não há ninguém melhor do que ninguém.

Genizes do Rego Lima - 16/10/2018 13:55