Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

04/08/2014

Transformação de escolas

Notícias sobre as Comunidades de Aprendizagem no Rio de Janeiro

Notícias sobre as Comunidades de Aprendizagem no Rio de Janeiro

A escola Epitácio Pessoa, no Andaraí.

Logo na entrada da escola é possível apreciar o novo jardim construído pelos alunos, professore e voluntários para realizar o sonho de uma escola com mais verde. As Atuações Educativas de Êxito continuam a todo vapor na escola. Todas as turmas realizam, semanalmente, as Tertúlias Dialógicas Literária e os Grupos Interativos, intercalando as áreas de Português e Matemática. Segundo a vice diretora Carla Aida, os alunos estão cada vez mais envolvidos com as matérias a melhora na aprendizagem deles é visível. A Biblioteca Tutorada, que acontecia na hora do almoço no primeiro semestre, está prevista para retornar a rotina a partir deste mês de agosto. Carla e Marta, coordenadora pedagógica, já estão se organizando para a implementação de mais uma Atuação de Êxito.

Coelho Neto, em Ricardo Albuquerque.

Desde que implementou projeto a escola Coelho Neto vive o desafio de realizar Grupos Interativos de Matemática e Português em todas as turmas de sua escola. Com um número grande de alunos, a comissão mista de voluntariado tem a tarefa de propor ações de mobilização de voluntários para participar das ações em sala de aula. Jó foi feito uma reunião de pais para apresentação da proposta e folders sobre o projeto foram produzidos e distribuídos pelos alunos no comércio próximo da escola. Todo o esforço está valendo a pena, a escola já tem mais de 30 voluntários e o bom resultado dos grupos interativos são identificados pelos próprios alunos, como disse Sara Santos, aluna do 7o. ano: “Eu gosto dos grupos Interativos porque fez as minhas notas melhorarem bastante e faz a gente se misturar com o povo da sala toda. Em Português minha nota foi de 4 para 8”.

Bolivar, no Engenho de Dentro.

“Que os professores continuem ótimos e pacientes”, “Que a nossa escola continue sendo a melhor”. Esses são alguns dos sonhos conquistados e que estão expostos no mural de entrada de entrada da escola.  A Biblioteca Tutorada, que acontece semanalmente na escola conta com a organização dos professores Roberta e Rodrigo. 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!