Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

18/08/2014

Eventos 2014 Articulação

Município de Benevides, PA, conhece o projeto Comunidade de Aprendizagem

Município de Benevides, PA, conhece o projeto Comunidade de Aprendizagem

SME de Benevides vive processo democrático de sistematização; foram identificadas grandes sinergias com o projeto Comunidade de Aprendizagem

A gerente do projeto Comunidade de Aprendizagem no Instituto Natura, Carolina Briso, esteve na semana passada em Benevides, PA, para a realização de encontros de apresentação da proposta.

No dia 12 de agosto, foram realizadas duas sessões de formação (pré-sensibilização) com presença de 120 representantes de 26 escolas da rede municipal, entre diretores, coordenadores, professores e familiares de alunos. No dia seguinte, a formação reuniu integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Benevides. Também foram realizadas visitas a algumas escolas da rede.

A iniciativa é fruto de articulação da Rede de Apoio à Educação (RAE), programa do Instituto Natura que atua em Benevides e recomendou à SME que conhecesse o projeto Comunidade de Aprendizagem. A SME de Benevides está em pleno processo de criação, planejamento e sistematização de sua política educacional, processo que está sendo conduzido de forma democrática. Nesse contexto, as escolas do município estão construindo, pela primeira vez, seus projetos político-pedagógicos (PPP). Entre os desafios já identificados, destacou-se a necessidade de melhorar a articulação entre as escolas e as famílias. Há, portanto, grandes sinergias entre o atual momento do município e o projeto Comunidade de Aprendizagem.

A partir de agora, as escolas que se interessarem poderão introduzir os princípios da aprendizagem dialógica em seus PPPs, ou seja, em sua concepção – além, é claro, de aderir ao projeto. Trata-se, deste modo, de uma grande oportunidade, tanto para a rede escolar e SME de Benevides, como para o projeto Comunidade de Aprendizagem.

Continuaremos acompanhando este processo, não perca as novidades aqui no portal.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!