Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

12/08/2014

Transformação de escolas

Escola Eva Santos, de Uruçuca, BA, decide transformar-se em Comunidade de Aprendizagem

Escola Eva Santos, de Uruçuca, BA, decide transformar-se em Comunidade de Aprendizagem

Decisão foi tomada em assembleia realizada na última sexta-feira, dia 8 de agosto, com presença de cerca de 60 pessoas da comunidade educativa; a fase de sonhos teve início no mesmo dia

A implementação do projeto Comunidade de Aprendizagem na Creche/Escola de Educação Infantil Eva Santos (Uruçuca, BA) teve início no mês passado, quando realizou-se a fase de sensibilização. Durante os dias 18 e 19 de julho, a equipe pedagógica da escola recebeu 16 horas de formação, através da qual pôde conhecer os princípios da aprendizagem dialógica e as Atuações Educativas de Êxito que embasam o projeto Comunidade de Aprendizagem.

Entusiasmados com o que aprenderam, os integrantes da equipe pedagógica decidiram aderir ao projeto. Prosseguiram então com a mobilização da comunidade, e se organizaram para apresentar a proposta a demais funcionários, alunos, familiares e moradores do entorno, com o propósito de tomar a decisão definitiva.

Na última sexta-feira, dia 8 de agosto, foi realizada uma assembleia na escola com a presença de cerca de 60 pessoas da comunidade educativa e da formadora do Instituto Natura Renata Grinfeld. Após conhecer a proposta, os participantes tomaram, por unanimidade, a decisão de transformar a escola em uma Comunidade de Aprendizagem. Assim, nesse mesmo dia, a escola convidou todos a sonhar.

A fase de sonhos começou com forte participação. Familiares demonstraram muito interesse na AEE “Formação de Familiares”, com destaque para a avó de um aluno que já queria saber quando começariam as aulas. Surgiram também propostas educativas; o pai de um aluno, que é italiano, propôs a criação de uma rádio comunitária, a ser realizada pelos alunos. A comunidade tem bastante presença de estrangeiros, o que deve enriquecer ainda mais o processo de transformação.

A implementação do projeto Comunidade de Aprendizagem na Creche/Escola de Educação Infantil Eva Santos conta também com o apoio do Instituto Arapyaú, que atua na região e colaborou desde o início na articulação entre a escola e o IN.

Por Maria Julia Bottai

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!