Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

24/10/2019

Transformação de escolas

Conheça a nova série de vídeos de Comunidade de Aprendizagem

Conheça a nova série de vídeos de Comunidade de Aprendizagem

Registros mostram o que se pode alcançar quando a comunidade se une para transformar a escola

Crianças e adolescentes corresponsáveis, envolvidos nos processos de decisão da escola. Equipes mais motivadas, acolhedoras e dialógicas. Familiares próximos do projeto educativo, trabalhando junto com professoras e professores dentro das salas de aula, para que estudantes aprendam mais e convivam melhor. 

No primeiro semestre de 2019, percorremos quatro escolas públicas brasileiras de Comunidade de Aprendizagem (CA) para ver de perto estas e outras mudanças geradas pelo projeto. O resultado do que encontramos está reunido em uma série de vídeos.

Em parceria com a Bonita Produções, registramos um dia de atividades em escolas com características e realidades singulares, cujas conquistas reafirmam a universalidade das Atuações Educativas de Êxito propostas por CA.

Foram duas escolas em contexto urbano localizadas no interior paulista: Adirce Cenedeze Caveanha, em Mogi Guaçu/SP, e Jorge Bertolaso Stella (Mogi Mirim/SP). Uma pequena escola urbana - Nilda Maria Carvalho - do município de Iraquara/BA. E uma escola quilombola - Rui Barbosa - construída pela comunidade de Segredo, em Souto Soares/BA.

Os registros abordam temas como Sonhos, Tertúlias Dialógicas e Participação Educativa da Comunidade, a partir dos depoimentos de estudantes, professoras(es), funcionárias(os), gestoras(es) e familiares.

“A gente vai construindo um tijolinho de compromisso, de pertencimento, de envolvimento e de entendimento que a escola é espaço de cada um” - Juliana Ormastroni, gestora escolar

Os vídeos apresentam estas histórias de forma sensível e são fonte de inspiração para outras escolas que queiram iniciar seu processo de Transformação. Veja a série completa a seguir!

 

- Aprender em comunidade

- Caminhos para melhorar a aprendizagem

- Comunidade de Aprendizagem pelo olhar de estudantes

- Ler em diálogo com o outro

- A escola como sonho coletivo

 

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!