Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

19/03/2015

Transformação de escolas

Colégio Nazaret, primeira Comunidade de Aprendizagem no Chile

Colégio Nazaret, primeira Comunidade de Aprendizagem no Chile

Localizado em Alto Hospicio, província de Iquique, uma das comunidades mais vulneráveis d​o Chile, o Colégio Nazaret é o primeiro do país a tomar a decisão de tornar-se uma Comunidade de Aprendizagem.

Antes da decisão, a comunidade educativa da escola passou pela fase de sensibilização, que contou com a presença da doutora Rosa Valls, subdiretora do CREA (Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas de Superação das Desigualdades), da Universidade de Barcelona. Tanto a equipe de gestão como os professores da escola estão extremamente animados e cheios de energia para realizar o processo de transformação.

“O Colégio Nazaret (Nazaret etimologicamente significa ‘flor que cresce no deserto’) está rodeado de deserto por todos os lados, mas sabemos que o valor de uma comunidade é representado por seu trabalho acumulado”, afirmou o diretor Sergio Trujillo Orth em e-mail onde confirma a decisão tomada pela comunidade. “Após a sensibilização e um processo de muita reflexão, com responsabilidade, em que cada setor da nossa escola compartilhou seus medos, temores e expectativas, decidimos que realmente queremos ser A FLOR QUE CRESCE NO DESERTO, decidimos ver o deserto como a oportunidade de encontrar um oásis. Estamos convencidos de que a Comunidade de Aprendizagem com suas Atuações Educativas de Êxito são uma verdadeira forma de transformação social e educacional. Recordando o Arcebispo Hélder Câmara que disse: ‘Quando sonhamos sozinhos é só um sonho, quando sonhamos juntos é o começo de uma realidade’. Nos aventuraremos nesta viagem chamada Comunidade de Aprendizagem”, concluiu o diretor.

Além do Colégio Nazaret, a comunidade do Liceo República de Brasil, de Santiago de Chile, também participou da sensibilização e está em fase de tomada de decisão. O Diario El Mercurio, um dos principais jornais em cobertura e relevância do Chile, deu destaque às sensibilizações realizadas e ao interesse que Comunidade de Aprendizagem está despertando no país em matéria publicada no último dia 16 de março. 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!