Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

15/08/2017

Eventos 2017

Participe da ação de Reconhecimento 2017!

Participe da ação de Reconhecimento 2017!

Estão abertas as inscrições para a ação de Reconhecimento Escola de Qualidade Para Todos e Para Cada Um! A iniciativa do Instituto Natura pretende selecionar, valorizar e disseminar práticas escolares que estejam alinhadas aos seguintes conceitos do projeto Comunidade de Aprendizagem:

1) Participação Educativa da Comunidade

2) Práticas Inclusivas: organização em grupos heterogêneos e com reorganização de recursos, ampliação do tempo de aprendizagem, adaptação individual e opções inclusivas.

3) Aprendizagem Dialógica

Podem participar da Ação professores e gestores escolares (coordenadores pedagógicos e diretores) de escolas municipais ou estaduais, de todos os segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio), que tenham ou não realizado práticas do projeto Comunidade de Aprendizagem nas escolas.

Para isso, devem preencher a ficha de inscrição com seus dados e responder a uma das seguintes questões:

1) Quais espaços de diálogo existem na escola para que os estudantes expressem suas ideias, pensamentos e sentimentos sobre assuntos como: amor, preconceito, machismo, questões de gênero, solidariedade, relação entre pares, etc.? Como acontecem esses momentos de diálogo?

2) Quais estratégias são realizadas na escola para buscar a equidade, ou seja, para superar a diferença entre os níveis de aprendizagem dos estudantes? Descreva como acontecem.

3) Quais são e como são organizados os espaços de participação da comunidade na escola para a tomada de decisões em parceria com a equipe escolar? Como participam dos espaços de aprendizagem junto aos estudantes e avaliam a educação oferecida para planejar mudanças na escola? 

A ficha está disponível neste link. O prazo de inscrição termina dia 29 de setembro. Não serão consideradas inscrições que descrevam as Atuações Educativas de Êxito, considerando que já são práticas reconhecidas como aquelas que contemplam os conceitos de Comunidade de Aprendizagem. 

Serão selecionados dois participantes, que terão direito aos seguintes prêmios (cumulativamente):

1) Participação no Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, que ocorrerá dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo, com as principais despesas pagas pelo Instituto Natura;

2) Participação no curso de Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem em 2018 com as principais despesas pagas pelo Instituto Natura. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento no nível de pós-graduação, realizado em parceria pelo Instituto Natura, pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pela Universidade de Barcelona, na Espanha;

3) Ação de intercâmbio: o professor ou gestor escolar vencedor é convidado a conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro vencedor;

4) Especificamente para as escolas em que atuam os 2 (dois) vencedores, serão distribuídos 30 livros Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação (de Adriana Aubert, Ainhoa Flecha, Carme García, Ramón Flecha e Sandra Racionero), bem como oferecida uma palestra do formador Ricardo Paim na própria escola.

Para saber mais, acesse o regulamento neste link.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!