Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

02/07/2015

Eventos 2015

Emoção e aprendizagem marcaram o V Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem

Emoção e aprendizagem marcaram o V Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem

Oficinas com formadores, palestras apresentando estudos internacionais, crianças contando o impacto do projeto em suas vidas, troca de experiências entre profissionais de cinco estados, retrospectiva do projeto Comunidade de Aprendizagem e uma contação de histórias para finalizar as 12 horas de encontro. O evento ocorreu na capital paulista dia 26, tendo parceiros como convidados, e continuou dia 27 de junho (na sede da Natura, em Cajamar, na Grande São Paulo), para troca de experiências entre escolas e redes. Estiveram presentes de 264 pessoas. Fernanda Pinho, formadora do projeto, lembrou emocionada os avanços do projeto: "Ano passado, na quarta edição do encontro, o projeto Comunidade de Aprendizagem estava presente em 5 escolas. Hoje, está em mais de 300!". Veja os destaques abaixo e faça seus comentários contribuindo com mais informações sobre o que viu:

Beatriz Ferraz, diretora do Instituto Natura, Karina Rizek, coordenadora de projetos educacionais, e Carolina Briso, gerente do Projeto Comunidade de Aprendizagem dando as boas vindas na abertura do evento.

 

Representantes do projeto, de norte a sua, juntos no evento

Diretores de escolas, professores, membros das secretarias de educação, alunos e até voluntários prestigiaram o encontro e tornaram as discussões mais ricas. Eles apresentaram painéis com informações sobre sua atuação e tiraram dúvidas dos participantes. Saiba quais cidades estiveram presentes:

- São Paulo: municípios de Tremembé, São Bernardo do Campo, Cajamar, São José do Rio Preto, Mogi Mirim, Ourinhos, Itapevi, Mairiporã, Leme, São Carlos e capital.

- Ceará: Horizonte e Fortaleza.

- Pará: Benevides e Belém.

- Bahia: Uruçuca e Itabuna.

- Rio de Janeiro: capital.


As equipes das secretarias de educação prepararam painéis com destaques da implementação do projeto em suas redes. Foram 30 painéis e muita troca de informações e experiências.

 

Experiências de Tremembé (SP), Horizonte (CE) e dos alunos de São Paulo

Cristiana Berthoud, Secretária Municipal de Educação de Tremembé (SP) e Dione Soares Félix, Secretária Municipal de Educação de Horizonte (CE) contaram a experiência de suas redes no envolvimento do projeto Comunidade de Aprendizagem. E os alunos da Escola Estadual Salvador Moya (SP) emocionaram os ouvintes com seus depoimentos sobre melhoria da aprendizagem, vontade de ler para acompanhar as tertúlias e até sobre a oportunidade de saberem que “existe um mundo bom e um ruim, e que querem para eles o mundo bom”, segundo Deivid de Moura. 

Cristiana Berthoud, Secretária de Educação de Tremembé (SP) e alunos da Escola Estadual Salvador Moya contam suas experiências com o projeto.

 

Pesquisadoras espanholas apresentaram duas pesquisas: sobre diversidade das interações e sobre resolução de conflitos

Rocio Garcia Carrión, do Centro Especial de Investigación em Teorias y Práticas Superadoras de la Desigualdad - Universidade de Barcelona, discorreu sobre o tema “A diversidade das interações nas escolas como comunidade de aprendizagem”.

Partindo da questão: “quais interações promovem os máximos níveis de desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos?”, Rocio explicou que as Tertúlias Dialógicas Literárias garantem um tempo de fala dos alunos muito grande em relação a outras situações de sala de aula, e que a qualidade do que dizem é muito alta. “Não queremos que as crianças falem sobre qualquer coisa. Precisamos de um contexto para dialogar e queremos discussões ricas, que discorram sobre valores, que as crianças desenvolvam argumentos”, diz a pesquisadora. Os depoimentos de crianças apresentados por ela indicam que as tertúlias fazem com que eles tenham vontade de estudar, comentar e complementar a ideia do amigo.

A espanhola Rocio Garcia Carrión fala sobre os benefícios das interações.

 

O título da palestra de Maria Padrós, da Universidade de Barcelona, foi: “O modelo dialógico de resolução de conflitos e as relações de gênero dentro da escola”

Maria iniciou sua fala com algumas afirmações importantes: “Todos os meninos e meninas têm direito a uma educação segura e livre de violência. Todos merecem a oportunidade de aprender na escola e aprender a viver sem violência, de modo saudável”. Segundo ela, não é normal nem aceitável agir com violência, e sim, com respeito. A escola não pode permitir isso: precisa atuar e não se calar, e esse esforço inclui ajudar as crianças a falar sobre qualquer manifestação de violência, a se defender, a pedir ajuda, a informar sobre maus tratos. “O mais efetivo contra a violência é a amizade. É quando um cuida do outro”, diz.

Maria Padrós, da Universidade de Barcelona, destacou formas de lidar com conflitos na escola.

 

Conheça as discussões das seis oficinas programadas:

O que é uma escola como Comunidade de Aprendizagem?

Com Carolina Briso, gerente de Comunidade de Aprendizagem

A intenção foi mostrar como esse novo projeto de escola se traduz em práticas que acontecem a partir da participação dos diferentes atores e melhoram os resultados de aprendizagem de todos os alunos e a convivência.

Na oficina, os sonhos do grupo foram registrados em post its e os participantes se envolveram contando seus depoimentos ou tirando dúvidas.

 

Leitura Dialógica: uma nova forma de compreender a leitura e as rodas de conversa na escola

Com Madalena Monteiro, formadora de Comunidade de Aprendizagem

A questão inicial foi: Por que é importante criar na escola situações de leitura de textos literários e de conversa entre alunos? Em pequenos grupos, os profissionais presentes discutiram sobre:
- qual a diferença entre as tertúlias e das outras aulas?
- qual o papel do moderador, como se espera que ele se comporte?
- quem pode participar das tertúlias? 
- o que os alunos aprendem?

Na oficina de Madalena Monteiro, o tema a leitura dialógica.

 

Como incluir os grupos interativos na rotina?

Com Renata Grinfeld, formadora de Comunidade de Aprendizagem

Nessa oficina, os participantes puderam esclarecer dúvidas e qualificar a implementação de forma que garanta a sistematização de conteúdos já aprendidos e a busca a equidade. Eles analisaram a rotina de uma turma de primeiro ano para pensar: em quais momentos pode ser feita a organização em grupos interativos?

Na oficina ministrada por Renata Grinfeld, os grupos interativos na rotina.

 

Diferentes tipos de participação da comunidade e o papel do diretor na construção de uma nova escola

Com Rocio Garcia e Maria Padrós, da Universidade de Barcelona

Nessa oficina, foi apresentado o projeto INCLUD-ED, pesquisa que aconteceu em 15 países da Europa e identificou cinco tipos de participação dos familiares e da comunidade na escola: informativa, consultiva, decisiva, avaliativa e educativa.

 

Desafios da formação de professores para implementação de Comunidade de Aprendizagem

Com Fernanda Pinho e Joana Grembecki

Como planejar estratégias formativas que ajudem o professor a estabelecer relações entre as Atuações Educativas de Êxito e sua prática? Embora o projeto Comunidade de Aprendizagem tenha nascido na Europa, muito tem a contribuir com a realidade brasileira.

 

Princípios da Aprendizagem Dialógica

Com Roseli Rodrigues de Mello, do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa da Universidade Federal de São Carlos (NIASE/UFSCAR)

A Aprendizagem Dialógica se produz nas interações que aumentam o aprendizado instrumental, que favorecem a criação de sentido pessoal e social, que são guiadas por princípios de solidariedade e nas quais a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores.

O vídeo sobre o encontro você assiste aqui.

Por Beatriz Santomauro

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!