Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

09/03/2016

Eventos 2015

Bagagem teórica e experiência prática dos formadores de CA reunidas em cadernos

Bagagem teórica e experiência prática dos formadores de CA reunidas em cadernos

Os trabalhos realizados pelos participantes dos encontros de certificação de formadores em 2015 deu origem a um material que mescla bagagem teórica e experiência prática. São reflexões sobre princípios da aprendizagem dialógica, fases de transformação, atuações educativas de êxito e planos de implementação. Para fazer o download do material “Formação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem: reflexões do percurso formativo” que reúne os trabalhos dos participantes brasileiros em 358 páginas, clique aqui.

 

Sobre o encontro de 2015

Em 2015, o encontro de certificação de formadores de Comunidade de Aprendizagem foi realizado pela primeira vez.  Em 180 horas de estudo, formadores, técnicos de secretarias de educação, parceiros institucionais e professores universitários construíram conhecimento a respeito das bases teóricas do projeto e sua implementação em contextos específicos da América Latina. Houve reuniões presenciais, encontros regionais e a distância, com videoconferências para apresentação dos trabalhos finais. Leia mais sobre o encontro aqui.

 

O que está programado para este ano

Para 2016, o Evento de Certificação de Formadores volta a ser realizados graças à parceria do Instituto Natura, NIASE (Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa), da Universidade Federal de São Carlos, e CREA (Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades), com sede na Universidade de Barcelona, na Espanha. O primeiro deles já têm data, entre 28 de março e 1 de abril de 2016, e ocorre em São Paulo. “Prevemos mais momentos de interação entre os participantes para uma troca de experiência qualificada”, diz Fernanda Pinho, da equipe de formação do Projeto de Comunidade de Aprendizagem no Instituto Natura. Também vai fazer parte da programação dois módulos optativos: políticas públicas e metodologia comunicativa. Outros dois encontros serão realizados até agosto. Os concluintes receberão certificado assinado pelo ISEVEC (Instituto Superior de Educação Vera Cruz). 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!